thumb.php

O ciclo celular da pele

A pele

Numa pele mais jovem, as células da pele demoram cerca de 28 dias para chegar à superfície. A pele mais madura, no entanto, precisa de cerca de 40 dias. Isto significa que, no momento em que as células atingem a superfície, estas são mais velhas em cerca de 12 dias e a pele torna-se uma acumulação de células envelhecidas e mortas. A duração da viagem de uma célula da pele depende também de vários outros fatores, como a exposição aos raios UV, a poluição, a falta de sono e a nutrição, contribuindo todos para uma taxa de renovação celular mais lenta.

 

A pele tem o seu próprio ciclo de renovação. As células da pele são continuamente regeneradas na camada inferior e superior e movimentam-se para cima para substituir as células mais envelhecidas da superfície da pele. No entanto, à medida que envelhecemos, esta taxa de renovação celular diminui, provocando mudanças na pele.

Não só o ciclo de renovação celular da pele é mais rápido numa pele mais jovem, como o pigmento melanina, que dá cor à pele, também é distribuído de forma mais uniforme, criando um tom de pele uniforme. A barreira de hidratação natural na camada superficial da pele funciona bem para hidratar a pele e evitar a perda de água. Isso, juntamente com as fibras de colagénio, elastina e fibrilina, deixam a pele mais lisa, firme e macia.

Gostou das informações?

Curta nossa pagina do Facebook e compartilhe nossas postagens!

Mariani Santos