Formatos de rosto e sobrancelhas adequadas.

O formato do rosto é uma das características primordiais que precisa ser analisada no momento em que o profissional designer de sobrancelhas irá sugerir a sobrancelha ideal para cada pessoa.

Portanto, dicas básicas de visagismo – como analisar o formato do rosto, por exemplo, são muito importantes para profissionais como nós do Stúdio Única que se preocupam em oferecer o melhor resultado para suas clientes.

Uma forma simples de identificar cada tipo de rosto é colocar todo o cabelo para trás, os principais pontos a serem observados são altura e largura da testa, o formato da maçã do rosto e o formato da mandíbula.

blog

Formatos de rosto

1. Rostos redondos e ovais: A lateral de ambos é curva. A diferença entre os dois é que o redondo tem a largura quase igual à altura. A largura do rosto oval é dois terços da sua altura, sendo estreito no queixo e um pouco mais largo na linha das maçãs, é o formato de rosto visto como mais harmonioso de todos. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas.

blog 2 blog 3

Rosto Redondo                Rosto Oval

Sobrancelha adequada:

Rosto Redondo: Sobrancelhas elevadas, formando um ângulo no ponto mais alto do arco, não se deve jamais arredondar as sobrancelhas neste rosto.

Rosto oval: Sobrancelhas largas no início e estreitas a partir do ponto mais alto do arco até o final. Para a variação do rosto oval longo são indicadas sobrancelhas mais retas, horizontais, quem tem o rosto alongado deve ter sobrancelhas mais retas, sem ênfase no arco, isso ajuda a compensar o comprimento do rosto.

2. Rosto quadrado e retangular: Tem como principal característica ângulos retos. A testa é retangular com linhas de cabelo reta e têmporas não muito profundas, as maçãs do rosto não são muito salientes e descem até a mandíbula numa linha com pouca inclinação, quase vertical. O rosto retangular é variação do quadrado, sendo um pouco mais longo e tem uma proporção mais próxima da áurea. Formato comum em americanos e brasileiros do Sul.

blog 4

Rosto quadrado

Sobrancelha adequada:

Rosto quadrado: Largura igualmente proporcional em toda sua extensão, acentuando o ponto mais alto do arco quase em seu final.

3. Rosto triangular invertido ou losangular: As principais características do rosto triangular invertido são a testa larga e a mandíbula estreita, ou seja, a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Uma variação deste formato é o rosto em forma de coração, não muito comum, as linhas são um pouco mais arredondadas e a linha do cabelo se abaixa no centro da testa.

Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular. O rosto triangular invertido é  comum entre brasileiros especialmente os do Norte e Nordeste do país.

blog 5blog 6

Rosto triangular invertido Rosto coração

Sobrancelha adequada:

Rosto Coração: Sobrancelhas angulosas ou curvadas.

Rosto Losangular: Elevar o ponto mais alto do arco, no final arquear as sobrancelhas suavemente.

4. Rosto triangular: É o rosto com o formato de um triângulo, não é muito comum, especialmente em mulheres, e sua característica mais marcante é a mandíbula bastante evidente larga e quadrada. Apresentando sua parte mais larga na área da mandíbula, enquanto a testa é pequena e estreita.

blog 7

Rosto triangular

Sobrancelha adequada: Sobrancelhas mais largas no início e arqueadas suavemente no final sem formar ângulo.

5. Rostos hexagonal de base reta e reto lateralmente: Se a lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal, é um rosto hexagonal de base reta, também conhecido como formato diamante. Neste caso a testa também é geralmente reta no topo e as bochechas são salientes.

O rosto hexagonal reto lateralmente é bastante angular, as maçãs do rosto e têmporas são um pouco mais pronunciadas e têmporas mais profundas, e queixo mais pronunciado e angular assim como a curva da mandíbula na altura da boca.

blog 8 log 9

Hexagonal reto lateralmente Hexagonal base reta

Sobrancelha adequada: Sobrancelhas mais largas no início e arqueadas suavemente no final sem formar ângulo.

Fontes: http://www.segredosdesalao.com.br/noticia/basico-de-visagismo-como-analisar-o-rosto-da-cliente-e-indicar-o-melhor-corte_a1936/1; https://www.tuasaude.com/tipo-de-rosto/; https://institutoembelleze.wordpress.com/tag/formato-rosto/;

Profissional: Cristiani Graciliano Araujo